TipoPresencial
Investimento Total: R$ 500,00 COM 50% DE DESCONTO. VALOR FINAL COM DESCONTO PROMOCIONAL: R$250,00 (Este curso não requer reserva de vaga).
Lugares0/0
Reserva de vagaGrátis

EAD – Cefalometria de USP

Curso completo com 5 aulas on-line gravadas

Descrição

A cefalometria de USP é a análise cefalométrica mais utilizada por todos aqueles que trabalham com o crescimento, desenvolvimento e planejamento ortodôntico, ortopédico ou cirúrgico da face.

Nela estão contidas informações importantes, como direção de crescimento, relação das bases ósseas (maxila e mandíbula) em relação a base do crânio, inclinação e posicionamento dentário, bem como perfil facial.

É a análise cefalométrica padrão do Brasil e suas medidas são utilizadas em grande parte do mundo. Por isso, esta análise é fundamental, sendo a linguagem mãe para todas as técnicas.

Neste curso, você aprenderá a fazer o traçado anatômico (desenhar as estruturas anatômicas da face e do crânio); a marcação dos pontos cefalométricos; como fazer o traçado das linhas e planos; medir as grandezas lineares e angulares e, acima de tudo, interpretá-las.

É um curso simples e completo, que contribuirá muito para o resultado do seu tratamento e para o bem estar dos seus pacientes.

Ministrador
Prof. Dr. Pedro Pileggi Vinha – CROSP 49.200

Conteúdo programático:
1Introdução a CefalometriaAbrir

Descrição

Nesta aula, daremos informações básicas a respeito da aquisição das telerradiografias, das padronizações necessárias e um breve histórico da evolução da cefalometria, desde seus primórdios até o dia de hoje.

2CefalogramaAbrir

Descrição

A partir da radiografia, utilizamos estruturas anatômicas pré-determinadas para que possamos transferir a imagem radiográfica para uma folha de papel.

A partir deste desenho é que marcamos os pontos, desenhamos seus planos e medimos suas grandezas.

3Pontos e Planos CefalométricosAbrir

Descrição

Com o desenho anatômico em mãos, não precisamos mais da radiografia. A partir dele, marcamos os pontos anatômicos de interesse e desenhamos linhas para que possamos efetuar as medições cefalométricas.

4Grandezas CefalométricasAbrir

Descrição

Esta é a parte mais importante do curso, onde você aprenderá a medir cada uma das grandezas cefalométricas, mas principalmente, a interpretar o que elas querem dizer. Quase todos os passos acima, o centro de documentação desenvolve para você, mas interpretar as medidas, apenas você pode fazer.

5Triângulo de TweedAbrir

Descrição

O triângulo de Tweed é uma interpretação de algumas medidas que constam em USP. Ela está separada por ser uma análise de algumas medidas especiais. Este triângulo é típico de uma ortodontia mais antiga, que realiza muitas extrações. Nos dias de hoje, esta análise de Tweed em especial é pouco utilizada, mas ainda faz parte da análise de USP.