(11) 3409-8206

Blog

26 mar 2019

Relação entre amamentação e ronco na criança

/
Postado por
/

Amamentação e Ronco: Um Estudo de Coorte de Nascimento

 

Objetivo

Investigar a relação entre práticas alimentares na infância e surgimento de DRS (Distúrbios Respiratórios do Sono) aos 8 anos de idade.

Dois aspectos específicos da alimentação da criança foram estudados: duração de qualquer amamentação e a duração da amamentação exclusiva.

Material e Método

Entre setembro de 1997 e novembro de 1999, 616 gestantes e seus filhos não nascidos foram recrutados de 2 hospitais em Sydney, Austrália.

Critério de seleção

  • um dos pais ou um irmão mais velho tivesse histórico de asma ou chiado recorrente
  • o bebê nascesse com 36 semanas ou mais de gestação

Dados coletados

Idade da mãe, grau de asma, fumo durante a gestação e grau de instrução do pai e da mãe foram registrados no momento do nascimento.

Idade gestacional, peso ao nascimento e sexo do bebê foram obtidos dos registros hospitalares após o nascimento.

Fumo por qualquer pessoa da residência foi registrado a cada 2 anos até os 8 anos.

As práticas alimentares das crianças foram prospectivamente registradas em detalhes durante os primeiros 12 meses de vida.

Aos 8 anos os pais preencheram um questionário sobre sintomas de asma, eczema, alergias e distúrbios do sono incluindo o ronco.

As associações foram estimadas por regressão logística com ajustes para fatores de confusão.

Discussão

A maior importância deste estudo é que os hábitos alimentares das crianças foram registrados contemporaneamente durante o 1º ano de vida, reduzindo assim o risco de viés de memória. Os dados coletados permitiram quantificar a duração de ambos: qualquer amamentação e Aleitamento Materno Exclusivo (AME) durante o 1º ano de vida.

A principal limitação deste estudo é a falta de medidas objetivas para ronco e DRS. Os resultados deste estudo foram dados pelos relatos dos pais de sinais e sintomas observados.

Conclusão

Amamentação por mais de 1 mês é associada com redução do risco de relato dos pais de ronco habitual e apneia testemunhada.

Nenhuma criança do estudo que tenha recebido AME por mais de 3 meses teve apneia testemunhada aos 8 anos de idade.

Os dados sugerem que amamentação por um a seis meses foi suficiente para proteger as crianças dos efeitos adversos aparentes do uso de mamadeira no risco de sintomas de DRS.

 

Autora do Post

Dra. Marília Rosenberg Beznos

marosen@uol.com.br

 

Publicação original:

Brew BK, Marks GB, Almqvist C, Cistulli PA, Webb K, Marshall NS. Breastfeeding and Snoring: A Birth Cohort Study. Clifford T, ed. PLoS One. 2014;9(1):e84956. doi:10.1371/journal.pone.0084956

 

Leave a Reply

× Informações sobre cursos?